Módulo 2 – Criando Seu Perfil – Parte 2

2.7 Categorias

A definição da categoria da sua empresa é crucial, pois influencia os recursos disponíveis no seu painel do Google Meu Negócio. Por exemplo:

  • Instituições de ensino não possuem o recurso de avaliações (reviews).
  • Hotéis não têm a opção de postagens.
  • Restaurantes, por outro lado, têm acesso a recursos como botão de delivery, menu e outras opções interativas.

Escolher a categoria correta não apenas otimiza a funcionalidade do seu perfil, mas também garante que sua empresa seja apresentada para o público-alvo certo. Exercício (3) ao final do módulo

2.7.1 Como Escolher Corretamente?

Em estudos, se identificou que a categoria é o principal fator de ranqueamento de um perfil no Google Meu Negócio.

2.7.2 Categorias Adicionais

Você pode usar até 10 categorias no Google Meu Negócio, mas será que há um número específico ideal? Vamos considerar um exemplo hipotético com dois restaurantes mexicanos gerados pelo meu ChatGPT kk, o TacoNada e o Guaca Que Pariu:

Restaurante Taco Nada – Apenas uma categoria principal:

  • Principal: Restaurante Mexicano

Restaurante Guaca que Pariu – Categoria principal + subcategorias:

  • Principal: Restaurante Mexicano
  • Secundário: Restaurantes
  • Secundário: Lanchonetes

Se você teme que a segunda opção divida a importância entre as três categorias, saiba que, na verdade, ambos os casos terão o mesmo valor de ranqueamento. A segunda opção pode até gerar mais visibilidade, pois utilizar categorias adicionais pode aumentar seu público-alvo, conectando-se a diferentes buscas relacionadas.

As categorias adicionais podem ser utilizadas sem preocupação, desde que façam sentido para o seu negócio. Elas não prejudicarão a categoria principal, nem diluirão sua importância.

2.8 Exercícios desse módulo 📝

Exercício 3: Vamos voltar aos players escolhidos para a análise da descrição. Veja quais categorias eles usam, e quais estão ou não funcionando. Para isso utilizaremos o PlePler – uma extensão do Google Chrome.

PlePer Local SEO Tools

Extensão para Chrome, para extrair informações detalhadas de locais do Google Meu Negócio

Artigo Anterior

Curso: Segurança Digital para Pequenos Negócios

Próximo Artigo

Curso: Direitos do Cliente

Escrever Comentário

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress