Módulo 5 – Ranqueamento

Todos os passos que fizemos até agora vão auxiliar para que você tenha mais chances de ser encontrado pelos potenciais clientes, mas tem muitos outros fatores que interferem nessa busca.

Para entendermos mais a fundo como o algoritmo do Google Meu Negócio funciona, trouxemos a documentação do próprio Google sobre o que é contabilizado para calcular a ordem de empresas a ser exibida.

5.1 Relevância

Relevância se refere a quão bem um Perfil de Empresa local corresponde ao que alguém está pesquisando. Adicione informações comerciais completas e detalhadas para ajudar o Google a entender melhor sua empresa e corresponder seu perfil a pesquisas relevantes (o que fizemos no nosso primeiro módulo).

5.2 Distância

A distância considera a distância de cada resultado de pesquisa potencial do termo de localização usado em uma pesquisa. Se um usuário não especificar uma localização em sua pesquisa, calcularemos a distância com base no que sabemos sobre sua localização.

Mais adiante veremos isso na prática quando utilizarmos uma ferramenta de análise.

5.3 Proeminência

Proeminência se refere a quão bem conhecida uma empresa é. Alguns lugares são mais proeminentes no mundo offline, e os resultados da pesquisa tentam refletir isso na classificação local. Por exemplo, museus famosos, hotéis de referência ou marcas de lojas conhecidas também provavelmente serão proeminentes nos resultados de pesquisa local.

A proeminência também se baseia nas informações que o Google tem sobre uma empresa, de toda a web, como links, artigos e diretórios (veremos no Módulo 7 – Links de Inbound). A contagem de avaliações do Google e a pontuação da avaliação são fatores na classificação da pesquisa local (visto no Módulo 3 – Avaliações). Mais avaliações e classificações positivas podem melhorar a classificação local da sua empresa. Sua posição nos resultados da web também é um fator, portanto, as práticas recomendadas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) se aplicam.

5.4 Ferramenta de análise e monitoramento

Embora o próprio Google Meu Negócio traga um painel de métricas, ele é muito limitado. Como nosso objetivo é entregar o ouro, vamos utilizar o Localo – que é um Verificador e Monitoramento de Posições do Google Meu Negócio

Embora essa ferramenta tenha planos pagos, é possível já na conta gratuita receber uma penca de insights avançados sobre o seu perfil. Após criar a sua conta e vincular o seu perfil do Google Meu Negócio, você pode fazer um escaneamento de palavra chave.

Você pode pensar em cada um desses pontos como uma pessoa parada com um telefone celular e fazendo uma pesquisa em seu dispositivo no Google Maps por uma palavra-chave para a qual você criou uma consulta.

O número atribuído a cada círculo é a posição sob a qual seu negócio / empresa saiu nos resultados da pesquisa no local marcado no mapa.

Já esses números menores ao lado, com sinais de mais (+) ou menos (-), é o meu desempenho comparado ao relatório do mês passado.

Localo

Ferramenta completa de SEO local para o seu Perfil Empresarial do Google.

5.5 Exercícios desse módulo 📝

 Exercício 7: Crie uma conta gratuita no Localo e vincule o seu Perfil de empresa

 Exercício 8: Faça algumas pesquisas de palavras-chave e verifique sua posição em pontos diferentes da cidade/região. Anote-os para acompanhar se haverá avanço ao longo do tempo

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