Módulo 6 – Denunciando a Concorrência Desleal

Por toda a web, existem diversas práticas proibidas (chamadas de técnicas Black Hat) que buscam burlar sistemas e mecanismos de busca. No Google Meu Negócio, várias dessas práticas estão presentes, mas nessa aula vamos focar em uma específica que foi adotada por alguns concorrentes e que frequentemente nos prejudica que é

⚠️ Usar palavras-chave no nome do perfil

Utilizar palavras-chave do seu nicho no nome do seu perfil é um fator forte de ranqueamento. Por exemplo, “Restaurante Pizzaria e Sushi Venezza – São Paulo” performará melhor do que apenas “Venezza” ou “Restaurante Venezza. E convenhamos, isso não se limita ao Google Meu Negócio; também se aplica aos resultados de busca de sites do Google, vídeos no YouTube e à internet em geral.

No entanto, de acordo com os termos de uso do Google Meu Negócio, utilizar informações adicionais no título do perfil, como palavras-chave, nome da sua cidade, etc., é proibido e pode levar à suspensão da conta caso alguém denuncie. A única forma legal de incluir esses termos seria mudando o nome da sua empresa na Receita Federal.

Aliás, escrevendo essa aula, lembrei de um restaurante que burlou os resultados ao se chamar “Comida Tailandesa Perto de Mim”. Pelo menos, eles fizeram do jeito certo, implementando o SEO no nome real do negócio 🤣🤣.

Vamos ver na prática, utilizando um serviço parecido com o Localo, o desempenho de uma empresa que utilizou palavras-chave ilegalmente no nome do perfil.

  • Primeiro Quadro: Nesta situação, a empresa está liderando as pesquisas em toda a cidade, fazendo com que o Google ignore até mesmo a questão da localização.
  • Segundo Quadro: Aqui, vemos como ficou a classificação real da empresa após o Google remover os termos ilegais. O desempenho da empresa caiu de bom para mediano.
  • Terceiro Quadro: Neste cenário, a empresa decidiu voltar a aplicar as técnicas ilegais e, imediatamente, retornou à liderança, não apenas na cidade, mas em toda uma região.

É como se ao usar palavras-chave no título de um perfil, todos os pontos de análise do Google parassem de ser avaliados, colocando aquele perfil no topo.

E como mencionei, isso aconteceu por aqui. Nossa equipe passou meses focando no nosso perfil do Google Meu Negócio, e tudo estava perfeito. No entanto, vimos empresas sem fotos e avaliações à nossa frente.

Foi então que descobrimos o quanto essa estratégia ilegal de uso de palavras-chave estava sendo empregada por nossos concorrentes e como isso nos afetava.

A boa notícia é que o Google possui um canal de denúncias, onde você pode apontar essas e outras irregularidades. Você pode fazer denúncias através do link: Business Redressal Complaint Form.

Formulário de Reclamação Google Meu Negócio

Denuncie informações enganosas ou atividades fraudulentas relacionadas ao nome, número de telefone ou URL de uma empresa no Google Maps

6.1 Exercícios desse módulo 📝

 Exercício 9: Verifique se algum concorrente da sua cidade está usando no Google um nome diferente do que está registrado na Receita Federal. Para isso, descubra o CNPJ do seu concorrente através de pesquisas no Google, e após, utilizando o número do CNPJ gere um Comprovante (Cartão CNPJ) através do link: Comprovante Cartão CNPJ. Confronte a Razão Social na Receita com o nome de perfil no Google.

Cartão CNPJ – Receita Federal

No cartão CNPJ você verifica informações como nome, endereço, contato e status de uma empresa.

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